2015

2015

quinta-feira, 21 de abril de 2016

CONHEÇA O PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA, NO PIAUÍ

Reserva tem o maior conjunto de pinturas rupestres do planeta, em meio às belíssimas paisagens naturais da Caatinga
Serra da Capivara fica a cerca de 530 quilômetros de Teresina
  • Serra da Capivara fica a cerca de 530 quilômetros de Teresina
  • São mais de 100 mil hectares de montanhas e vegetação típica da Caatinga
  • Região abriga o maior conjunto de pinturas rupestres do mundo
  • Arqueólogos acreditam que o parque tenha sido ocupado por civilizações pré-históricas há pelo menos 50 mil anos
  • Parque tem excelente infraestrutura
  • Boqueirão da Pedra Furada é um dos principais cartões-postais do parque
  • É possível, inclusive, visitar o parque à noite, quando a iluminação deixa os sítios ainda mais belos
  • Parque fica no meio do Sertão nordestino
  • Outra atração famosa no parque é o Museu do Homem Americano
  • Região deve ser explorada com o acompanhamento de guias
Imagine um lugar que seja, ao mesmo tempo, um santuário ecológico e arqueológico. Pois esse lugar existe, e fica no Brasil! Estamos falando do Parque Nacional da Serra da Capivara, uma região de montanhas, florestas chapadas e muita história, no interior do Piauí.
São quase 100 mil hectares de vegetação típica de caatinga, a cerca de 500 quilômetros de Teresina. Por lá, é possível encontrar belas grutas, chapadas, trilhas e formações geológicas pitorescas. No entanto, o que mais impressiona na Serra da Capivara é sua relevância histórica. A reserva é considerada um museu a céu aberto, com mais de 1.300 sítios arqueológicos, sendo apenas 173 deles abertos à visitação.
Arqueólogos acreditam que esta região tenha sido densamente povoada há cerca de 50 mil anos, sendo o registro mais antigo de presença humana nas Américas. Hoje, os vestígios dessa relevância histórica estão, literalmente, estampados nas montanhas: a Serra da Capivara abriga nada menos que a maior galeria de arte rupestre do planeta.
O parque tem excelente infraestrutura, com trilhas sinalizadas, passarelas de visitação e acesso adaptado para cadeirantes. Um dos principais cartões-postais da Serra é o Boqueirão da Pedra Furada, uma grandiosa rocha com formato peculiar. Em seu interior, as galerias mostram desenhos exuberantes feitos por antigas civilizações, datadas de mais de 30 mil anos atrás. O local tem fácil acesso inclusive para deficientes físicos.
Para os ecoturistas, a Pedra Furada ainda conta com um mirante, acessível por uma grandiosa escadaria. Do alto, é possível ver a imensidão de montanhas e planícies típicas do Sertão nordestino.
Outra atração famosa na Serra da Capivara é o Museu do Homem Americano. O local conta boa parte da história da ocupação humana na região, através de exposições permanentes, salas interativas e um vasto material arqueológico, com peças rupestres encontradas no próprio parque.
Como chegar
O Parque Nacional da Serra da Capivara fica entre os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A melhor forma de chegar ao local é desembarcando no Aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, que fica a cerca de 300 quilômetros do parque. De lá, siga pela BR-235 até Remanso, e depois pela BR-324 até São Raimundo Nonato. Para visitar o parque, é imprescindível a contratação de um guia, já que os passeios são longos.
http://www.pureviagem.com.br/noticia/conheca-o-parque-nacional-serra-da-capivara-no-piaui_a16197/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário